segunda-feira, 11 de outubro de 2010

A DEPRESSÃO DE SALOMÃO

Procurei descobrir qual a melhor maneira de viver e então resolvi me alegrar com vinho e me divertir. Pensei que talvez fosse essa a melhor coisa que uma pessoa pode fazer durante a sua curta vida aqui na terra.

Realizei grandes coisas. Construí casas para mim e fiz plantações de uvas. Plantei jardins e pomares, com todos os tipos de árvores frutíferas. Também construí açudes para regar as plantações. Comprei muitos escravos e além desses tive outros, nascidos na minha casa. Tive mais gado e mais ovelhas do que todas as pessoas que moraram em Jerusalém antes de mim. Também ajuntei para mim prata e ouro dos tesouros dos reis e das terras que governei. Homens e mulheres cantaram para me divertir, e tive todas as mulheres que um homem pode desejar.

Sim! Fui grande!... Fui mais rico do que todos os que viveram em Jerusalém antes de mim, e nunca me faltou sabedoria. Consegui tudo o que desejei. Não neguei a mim mesmo nenhum tipo de prazer. Eu me sentia feliz com o meu trabalho, e essa era a minha recompensa!

Mas, quando pensei em todas as coisas que havia feito e no trabalho que tinha tido para conseguir fazê-las, compreendi que tudo aquilo era ilusão, não tinha nenhum proveito. Era como se eu estivesse correndo atrás do vento.

Então comecei a pensar no que é ser sábio e no que é ser tolo ou sem juízo. Por exemplo: será que um rei pode fazer alguma coisa que seja nova?!... Não! Só pode fazer o que fizeram os reis que reinaram antes dele. E cheguei à conclusão de que a sabedoria é melhor do que a tolice, assim como a luz é melhor do que a escuridão. Os sábios podem ver para onde estão indo, mas os tolos andam na escuridão. Porém eu sei que o mesmo que acontece com os sábios acontece também com os tolos. Aí eu pensei assim: “O que acontece com os tolos vai acontecer comigo também. Então, o que é que eu ganhei sendo tão sábio?!”... E respondi: “Não ganhei nada!” Ninguém lembra para sempre dos sábios, como ninguém lembra dos tolos. No futuro todos nós seremos esquecidos. Todos morreremos, tanto os sábios como os tolos.

Por isso, a vida começou a não valer nada para mim; ela só me havia trazido aborrecimentos. Tudo havia sido ilusão; eu apenas havia corrido atrás do vento.

Tudo o que eu tinha e que havia conseguido com o meu trabalho não valia nada para mim. Sabia que teria de deixar tudo para o rei que ficasse no meu lugar. E ele poderia ser um sábio ou um tolo -quem é que sabe?!?... No entanto, ele seria o dono de todas as coisas que eu consegui com o meu trabalho e ficaria com tudo o que a minha sabedoria me deu neste mundo. Tudo é ilusão.

Então eu me arrependi de ter trabalhado tanto e fiquei desesperado por causa disso....

A gente trabalha com toda a sabedoria, conhecimento e inteligência para conseguir alguma coisa e depois tem de deixar tudo para alguém que não fez nada para merecer aquilo. Isso também é ilusão e não está certo!

Nós trabalhamos e nos preocupamos a vida toda e o que é que ganhamos com isso?... Tudo o que fazemos na vida não nos traz nada, a não ser preocupações e desgostos. Não podemos descansar, nem de noite. É tudo ilusão.

A melhor coisa que alguém pode fazer é comer e beber e se divertir com o dinheiro que ganhou. No entanto, compreendi que mesmo essas coisas vêm de Deus. Sem Deus, como teríamos o que comer ou com que nos divertir?... Ele dá sabedoria, conhecimento e felicidade às pessoas de quem ele gosta. Mas Deus faz com que os maus trabalhem, economizem e ajuntem a fim de que a riqueza deles seja dada às pessoas de quem ele gosta mais!

Tudo é ilusão.... É tudo como correr atrás do vento!

Palavras de Salomão
Tirado do livro Eclesiastes
(Ecl. 2:3-26)

12 comentários:

  1. Não há comentários pq contra #Fatos ,
    Não existe argumentos!

    ResponderExcluir
  2. A depressão de Salomão foi tão intensa,que ele pode ver e sentir, que tudo que conquistou e "aproveitou"
    Só lhe trouxe preocupação e infelicidade, e não felicidade.
    Ele declarou que não teve proveito algum.

    ResponderExcluir
  3. Não sei se acho que Salomão estivesse com depressão penso que ele em sua sabedoria ele viu que nada do que ele construiu neste muito tinha valor

    ResponderExcluir
  4. Ele chegou à mesma conclusão que eu cheguei. De que o ser humano não merece o dom da vida. Mas ao não merecermos esse dom, recebemos o direito de nos arrependermos e buscarmos a renovação que Deus tanto almeja.

    ResponderExcluir
  5. Na verdade, tudo isso sobreveio sobre Salomão, pois nessa momento da vida ele já estava distante de Deus, percebe-se isso no texto onde ele afirma que fez isso e aquilo, "pra mim"...esqueceu de Viver para o seu Senhor e se voltou pra ele mesmo....Deixou de priorizar a Deus e tentou preencher esse vazio com coisas e pessoas, mas percebeu que no fim, nada disso tem proveito.

    ResponderExcluir
  6. A depressão de Salomão e poque o ser humano nao foi feito pra ser sábio porque nao somos eternos e nem temos poderes.

    ResponderExcluir
  7. Apesar de haver lido Eclesiastes outras vezes, hoje resolvi ouvir, e nas pausas e mansidão de Cid Moreira, pude perceber a profundeza da depressão.
    As causas foram muitas, então percebemos que qualquer um está sujeito a este mal.

    ResponderExcluir
  8. Refletindo um pouco sobre Eclesiastes eu vi que não vale a pena ir ao encontro de todos seus desejos enganosos e "aproveitar a vida ao máximo", pois esse proveito no final sempre é inútil de fato a fama, o dinheiro, as mulheres, tudo só são ansiedades, preocupações e aborrecimentos em todas as áreas, é melhor negar a si mesmo e buscar ao Senhor, o homem luta pelo complexo e complicado, sempre cobiçando, mas no fim nunca é o suficiente, as coisas sempre podem melhorar, por isso aquele que ama o dinheiro não se fartará dele, uma visão sábia de Jedidias no final da vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não digo que seria Depressão, mas sim o final de uma sabedoria conservada somada a uma experiência singular de vida, não vale a pena desperdiçar a vida não, ame a Deus, ame a si mesmo e da mesma forma a seus irmãos e gostei das coisas

      Excluir
  9. O maior erro de Salomão foi se afastar de Deus como nós nos dias atuais se afastamos do Sr Jesus Cristo o que vamos sentir é um enorme vazio

    ResponderExcluir
  10. No final ele diz tema a Deus e guarde seus mandamentos, esse é o dever de todo homem. O que preenche o coração do ser humano é Deus, primeiro Deus e as outras coisas serão acrescentadas. Assim como diz no Salmos 23,"O Senhor é meu pastor e nada me faltará." No original é "O Senhor é meu Pastor de nada terei falta." Assim podemos testificar da vida de Salomão que correr atrás de tudo e deixar Deus para segundo plano é correr atrás do vento realmente. Logo, se encher do Espírito Santo é a verdadeira felicidade. 🙏😊

    ResponderExcluir
  11. Salomão também disse tudo é vaidade vaidade o significado é vazio além tem vários significados mais um homem sem Deus é vaidoso isso que é vaidade

    ResponderExcluir